O projeto ‘A sociabilidade alentejana nos documentos. Resgate e tratamento do arquivo do Circulo Eborense (1836-1976)’ é patrocinado pela Fundação Calouste Gulbenkian,
através do programa Qualificação das Novas Gerações, e pelo Centro Interdisciplinar de História Cultura e Sociedade, da Universidade de Évora (CIDEHUS-UÉ), com a equipa codirigida por Maria Ana Bernardo e María Zozaya (autora do projeto), conta com David Batista e Jorge Janeiro, diretor do Arquivo Distrital de Évora.

Além das tarefas específicas relacionadas com a salvaguarda e inventariação do espólio arquivístico da Sociedade que chegou até aos dias de hoje, o projeto contempla uma vertente de disseminação que, nomeadamente, se concretiza pela disponibilização
online do que se convencionou designar como documento em destaque.
Considerou-se que poderiam ter destaque documentos ilustrativos de várias dimensões da vida da Sociedade: quotidianos; circunstâncias particularmente marcantes da mesma; atividades e medidas representativas da importância do Círculo na vida social e de sociabilidade eborense, ao longo da contemporaneidade (1836-1975). Os documentos são:
- Inventário do Circulo Eborense (1858). Ler mais>>
2. Os estatutos do primer Circulo Eborense (1849). Ler Mais »»
3. O convite para a peça musical “O Gato Vermelho (1902). Ler Mais»»
(Para ler a primeira versão espanhola: faça click aqui)
*
Sugerencia de cita:
David Batista, Maria Zozaya, Maria Ana Bernardo, «Sociabilidade alentejana nos documentos”, Sociabilidad y Élites, 2444-8052, 02-06-2017.
OpenEdition le sugiere que cite este post de la siguiente manera:
Maria Zozaya (2 de junio de 2017). “Sociabilidade alentejana nos documentos” SOCIABILIDAD y ÉLITES. ISSN 2444-8052. Recuperado 29 de abril de 2025 de https://doi.org/10.58079/u9q0
Un comentario sobre ““Sociabilidade alentejana nos documentos””