Foi publicado recentemente o livro De la sociabilidad al patrimonio material e inmaterial, coordenado pela doutora em história María Zozaya-Montes na editorial Comares.
Numa altura em que está a ser cada vez mais valorizado o património local, imaterial, não monumental, este livro centra-se nas formas de relação social que constroem uma herança cultural própria. Vai ao encontro da recente Carta do Porto Santo, proclamada em Portugal para recuperar os patrimónios de proximidade, aqueles com que se identifica a cidadania ou foram essenciais para a vida quotidiana no passado.
Resgata numerosas formas de sociabilidade que geraram patrimónios quotidianos modestos, e se estão a perder de forma global pela escassa consciência da sua importância. É uma chamada de atenção à população para que conserve essa realidade imediata que se pode encontrar nos bailes, na ermida, em casa, no mercado ou na associação à qual pertenceram os seus avós. Estes residem nas relações sociais e estão acompanhados de elementos materiais que também contribuem para vincar crenças.
Na perspetiva de recuperação do património de proximidade, este livro ajuda a olhar para sujeitos e objetos tendo em conta a sua paisagem cultural. Essas formas são similares em muitas partes do Sul global, como relatam as várias contribuições deste monográfico.
Com o prólogo do comissário do Plano Nacional das Artes de Portugal, Paulo Pires do Vale, e a coordenação da investigadora do CIDEHUS-UÉ, María Zozaya, o livro conta com 23 autores, professores e doutores em diversas áreas interdisciplinares: História, Arte, Musicologia, Património, Arquitetura, etc (ver autores). A cronologia aborda processos de socialização na Idade Moderna e na Idade Contemporânea, incorporando as novas tecnologias como via de resgatar para sempre esses patrimónios materiais e imateriais.
O livro contou com o apoio do CIDEHUS-Universidade de Évora (FCT: UIDB/00057/2020) e do festival de cinema sobre património HERITALES. A editorial COMARES está no primeiro quartil das editoriais indexadas do Index SPI, e em 2022 alcançou melhor posicionamento como figura na imagem:
Cita do livro: María Zozaya-Montes (Coord.) De la sociabilidad al patrimonio material e inmaterial, Granda, Comares, 2022, ISBN 978-84-1369-303-3.
Mais informação: https://socyhume.hypotheses.org/2491
Portugal:
Évora, Biblioteca Pública de Évora (BPE-BNP)
Presentan:
María Zozaya-Montes (CIDEHUS-UÉ)
Milene Trindade (HERCULES- CHAIA-UÉ)
José Rodrigues dos Santos (CIDEHUS-UÉ)
17 Abril, 18h30
Espanha:
Madrid:
Firmas Na “Feria del libro de Madrid”, El Retiro:
María Zozaya-Montes (CIDEHUS-Univ. Évora)
Luis Guadaño (Old Dominion University, Virginia)
Pelayo Jardón (UNED)
29 Mayo, 17h30-18h30
Presentación en Cádiz: Ateneo de Cádiz
VÍDEO con las intervenciones de:
Diego Jiménez Benítez (Vicepresidente 1º del Ateneo)
María Zozaya-Montes (CIDEHUS-Universidade de Évora)
Ramón Arnabat Mata (ISOCAC -Universitat Rovira i Virgilii, Tarragona)
Ver informaciones completas en el Ateneo de Cádiz, aquí.
1 Junio, 19h00.
Sugestão de cita desta entrada:
Novidades: «Novo livro coordenado por María Zozaya: Da sociabilidade ao património material e imaterial», Sociabilidad y élites, 04-04-2023, https://sociabilidad.hypotheses.org/3266

DOI by FCT :
This work of Maria Zozaya-Montes was founded between 1 March 2019 to January 2024 (…) under the project with the DOI by FCT of Portuguese Republic: DOI: 10.54499/DL57/2016/CP1372/CT0010 https://doi.org/10.54499/DL57/2016/CP1372/CT0010
Este trabajo de María Zozaya-Montes ha sido realizado entre 1 de marzo 2019 y enero 2024 (…) con el financiamiento del proyecto recogido en el DOI de la FCT de la República de Portugal: 10.54499/DL57/2016/CP1372/CT0010
https://doi.org/10.54499/DL57/2016/CP1372/CT0010
OpenEdition le sugiere que cite este post de la siguiente manera:
Maria Zozaya (4 de abril de 2023). Novo livro coordenado por María Zozaya: Da sociabilidade ao património. SOCIABILIDAD y ÉLITES. ISSN 2444-8052. Recuperado 29 de abril de 2025 de https://doi.org/10.58079/u9qk
3 comentarios sobre “Novo livro coordenado por María Zozaya: Da sociabilidade ao património”